Rede Matriz Criativa

Nosso Trabalho

Teia Comunitária

A Teia Comunitária é um projeto que tem por objetivo desenvolver planos de intervenção e estruturação de redes comunitárias respeitando as particularidades de cada contexto. O projeto busca criar condições para que os sujeitos de uma comunidade elaborem estratégias conjuntas para a realização de objetivos individuais ou coletivos. O projeto Teia Comunitária foi realizado nos anos de 2018 e 2019, nas comunidades do município de São Gonçalo do Amarante (CE), em parceria com a Companhia Siderúrgica do Pecém. 

Levando-se em conta que o trabalho comunitário se constitui de modo processual e participativo (GÓIS, 2008; 2012; MONTERO, 2006), a metodologia aplicada pela Rede Matriz Criativa neste projeto se adapta ao cotidiano das pessoas beneficiadas.

Através de um processo de mobilização, os trabalhos da Teia Comunitária se dão no formato de grupos e oficinas.

O grupo popular é básico no trabalho comunitário, sendo um dos principais espaços para integração e transformação do indivíduo. São desenvolvidos diversos tipos de atividades comunitárias com o intuito de fomentar o desenvolvimento dos potenciais humanos e da vida comunitária.


Para construção dos trabalhos grupais, utilizamos com base o entrelaçamento de pressupostos teóricos-metodológicos de três perspectivas de trabalhos grupais, a saber Círculo de Cultura do educador Paulo Freire (FREIRE, 1980), Círculo de Encontro e Terapia pelo Encontro do psicólogo comunitário Cézar Wagner Góis (GÓIS, 2003; 2012) e a Socionomia de Jacob Levy Moreno. 

Rede de Lideranças

A Rede de Lideranças Comunitárias consiste em uma estratégia de consolidação de parcerias, construindo uma relação de maior proximidade entre a empresa e as comunidades, estimulando o desenvolvimento comunitário a partir de ações integradas que valorizam o potencial de cada comunidade e o compartilhar de soluções dos problemas comuns. O programa se dá através de encontros qualificados, de forma a estabelecer uma relação de co-responsabilidade.

Caracterizando como modelo operacional de desenvolvimento intercomunitário, ela expressa comunicação e relação de parceria entre empresa e as associações, a partir do conhecimento das complexidades e singularidades de cada ente, estimulando a auto-gestão de seus empreendimentos solidários, como vetor de desenvolvimento e consequente proximidade das comunidades com a empresa.

O encontro qualificado tem como objetivo tratar temas e desenvolver ações ligadas aos três eixos norteadores da Rede de Lideranças Comunitárias: Energia Elétrica, Geração de Renda e Desenvolvimento Sócio Cultural, e é facilitado por um profissional denominado Articulador Social com conhecimentos em facilitação de processo grupais, procedimentos comerciais e intervenção social.